outubro 28, 2017
Mayra Caju Warren

no comments

Torta de Maçã // Apple Pie

Esta receita marca uma grande vitória para mim. Nunca havia me aventurado fazer uma torta dessas bem tradicionais, como a torta de maçã. Mas, né, desde que virei mãe e que meu filho mais velho começou a comer açúcar, resolvi que eu tinha que pelo menos tentar fazer os bolos e as tortas para ele comer, ao invés de comprar pronto por aí.

Foi no início do mês que se apresentou o desafio. A escola do meu filho, que segue a linha da pedagogia Waldorf (um dia escrevo sobre minhas aventuras de mãe-waldorf), organiza todo ano uma Festa da Primavera, e no convite indicaram a contribuição para a mesa coletiva – uma torta de frutas. Lá fui pesquisar e decidi que as receitas de torta de maçã pareciam simples. Encarei.

Quase tive um troço de tanto que me confundi com as receitas. Mas essa primeira torta ficou linda e deliciosa, desapareceu da mesa, e vieram tantos elogios… a confeiteira dentro de mim ficou muito orgulhosa! Resolvi fazer de novo… e publicar minha versão dessa receita tão tradicional! Espero que gostem!

Torta de Maçã

IMG_4533

Ingredientes:

Massa

(quantidade para fazer do jeito que eu fiz, com esse cruzadinho em cima)
2 xícaras de farinha de trigo (usei a branca, mas deve dar certo com a integral também)
1 colher de chá de sal
2/3 de xícara de manteiga ou ghee refrigerado (consistência firme)
4 a 6 colheres de sopa de água gelada

Recheio

1/2 xícara de açúcar branco (cristal ou demerara são mais saudáveis)
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de farinha de trigo (branca foi a que eu usei, não sei como seria com integral)
1 colher de chá de canela em pó
1/4 colher de chá de gengibre em pó
1/4 colher de chá de noz moscada
1 pitada de sal
6 maçãs médicas descascadas, cortadas fininhas em formato meia-lua

Finalização

1 colher de sopa de manteiga ou ghee refrigerado (consistência firme)
2 colheres de chá de água fria
1 colher de sopa de açúcar mascavo

Como fazer:

A massa é a parte mais complicada, na minha opinião. Então, se você, como eu não tem experiência, procure uns vídeos sobre como fazer “massa podre” ou “massa de torta doce”. Vou passar a minha experiência. Tive que jogar fora uma massa porque deu errado! Então, vou tentar explicar direitinho…

Massa

IMG_4525

A “farofinha” quase pronta

Pré-aqueça o forno em fogo médio-alto. Junte em uma vasilha a farinha e o sal. Acrescente aos poucos a manteiga. Como ela vai estar sólida, e é bom que fique mais durinha, evite botar a mão. Amasse a manteiga misturando à farinha com dois garfos, quebrando as bolinhas de manteiga, até que fica uma farofinha de manteiga… meio amarelada, mas ainda com pedaços de manteiga. Vá adicionando devagar a água gelada e misturando até que a massa fique mais uniforme. Quando estiver descolando da vasilha, pegue com a mão e faça duas bolinhas. Tudo bem se ainda estiver grudando na mão. Prepare um espaço limpo com um pouco de farinha e comece a abrir a massa, primeiro uma bolinha, depois a outra. Cuidado para que as extremidades não fiquem muito finas, pode quebrar na hora de assar.

 

 

IMG_4526

Pronta para abrir

{dica} Tem um jeito de fazer com que a massa fique mais lasqueadinha, o que dá uma crocância e leveza — antes de abrir a massa, coloque-a na geladeira, embaladinha com filme de PVC, por uns 40 minutos. 

 

Abra a massa com o rolo de macarrão, tudo bem se grudar, vai abrindo e não deixe ficar muito fina. Coloque a massa na vasilha que vai assar (legal que seja uma dessas de vidro, especial para tortas), espalhe bem a massa, até em cima na extremidade da vasilha, lembrando de não deixar buracos nem lugares onde a massa está fina demais. Se precisar, faz uns remendos e aperte com o dedo para preencher bem toda a vasilha com a massa. Para fazer a parte de cima, basta abrir a segunda bolinha de massa e cortar em tirinhas.

Recheio

img_4527.jpg

Maçãs temperadas com bolinhas de ghee, prontas para cobrir com as tirinhas de massa

Primeiro descasque e corte as maçãs, jogando fora os miolos e partes machucadas. Corte em pedaços pequenos e fininhos, para ela cozinhar bem. Acrescente o suco de meio limão siciliano e reserve. Noutra vasilha junte o açúcar mascavo e branco, o trigo, o sal, e as especiarias. Jogue as maçãs com suco de limão nessa mistura seca, e vá mexendo com as mãos de forma que as maçãs fiquem cobertas com esse açúcar temperado. Vai ter um caldinho também… tudo isso a gente usa.

Coloque as maçãs e o caldinho que sobrar na vasilha com a massa, espalhe bem. Agora é hora de finalizar! Pegue a manteiga ou o ghee geladinho e espalhe umas bolinhas de manteiga por cima das maçãs. Vá pegando as tirinhas de massa que você cortou e colocando sobre toda a torta com cuidado para não quebrar. Se quebrar, não faz mal, pode remendar uma pontinha com outra pontinha de massa, dando uma apertadinha.

Depois de colocada a massa em tiras, o efeito quadriculado está pronto. Agora é só pincelar um pouco de água sobre o topo da torta e salpicar açúcar mascavo!

Cubra com um papel alumínio e leve ao forno a uns 180 graus, por 40 a 50 minutos. Tire o alumínio e asse por mais uns 15 minutos ou até você ver que a massa deu uma dourada boa, e as maçãs estão borbulhando. Se tiver a opção de grill no seu forno, faz mais uns minutinhos de grill até ela ficar bem dourada.

É uma sobremesa um pouco gorda, pela quantidade de manteiga. Eu uso o ghee porque sempre tenho em casa, eu mesma preparo… e o ghee é mais saudável, menos processado, ainda mais se você consegue uma manteiga orgânica para fazer o seu ghee. Mas as maçãs com essas especiarias, eu acho fantástico! Sem contar que faz o maior sucesso!

Espero que gostem!!! 🤗

Fontes e inspirações

Eu já havia feito uma receita de apple pie com a avó de um ex-namorado, e ela seguiu o livro de receitas tradicional nos Estados Unidos, o Betty Crocker Cookbook. Eu tenho esse livro e a receita que eu segui é bem parecida, só acrescentei especiarias. A receita neste site foi a que mais me inspirou, e a receita e passo a passo da massa eu peguei neste site.

Anúncios

Deixe um comentário

Required fields are marked *.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Lanternas do caminho

"O que for feito com a criança não durará apenas o instante imediato, mas a vida toda" Rudolf Steiner

The Phd Mama

A Parenting & Multicultural Lifestyle Blog

Âncora Sandubar

Rio Tavares, Florianópolis, Brasil

Espaço Cardamomo

O Cardamomo é uma sementinha aromática muito utilizada na culinária indiana, que além de dar um sabor especial aos pratos doces, possui propriedades terapêuticas que auxiliam na digestão, aumenta ojas (imunidade) e favorece o rejuvenescimento, experimente!

palavras de magno

um portal de opiniao entrevistas contos e tudo que tiver direito

Papacapim

desmistificando a culinária vegetal

Funny for Nothing

The world as I see it

It Girls Go Bad

Be "It" Darling!

Diariamente....

Todo dia uma mensagem para a Vida!

Flor e chá

Moda inclusiva, acessível e inspiradora

Paredes Móveis

Coisas do Cotidiano

Illustrated Bites

an illustrated food blog

Portfólio

Uma coleção de trabalhos jornalísticos

Finger, Fork & Knife

I'm Kate and Finger, Fork and Knife is where I record the recipes that excite, nourish and inspire me. I focus on wholesome, high-nutrition, home-cooked food - recipes that satisfy and delight. Welcome!

the amused bouche

real food · farm life · wanderlust adventures | santa barbara, california

%d blogueiros gostam disto: