novembro 28, 2016
Mayra Caju Warren

no comments

O uso de óleos essenciais no combate à dermatite e psoríase

Foto do tratamento com óleos essenciais.

Foto do tratamento com óleos essenciais.

Olá, amigos!

Hoje recebi, por e-mail, o jornal em PDF da Laszlo, empresa que produz óleos essenciais, que eu inclusive utilizo no meu dia-a-dia. A propósito, não ganhei nada da empresa para escrever este post, ok? Que fique bem claro, só quero compartilhar com vocês este texto, que acho importantíssimo para quem, como eu, busca alternativas não medicamentosas para o combate à dermatite atópica e psoríase!

O texto do jornal é bem científico, então busquei dar uma simplificada. Se quiser ter acesso ao texto original, confere aqui.

Basicamente, o paciente em questão é empresário, tem vida corrida, estressante. Também tem o hábito de tomar banhos quentes, pois vive em uma região com quedas de temperatura. Importante lembrar que a psoríase é uma doença sistêmica inflamatória crônica, não contagiosa, que afeta a pele, as unhas e ocasionalmente as articulações e costuma ter apresentação clínica variável. Acomete cerca de 1 a 3% da população mundial, e só no Brasil soma cerca de 5 milhões de pessoas. Essa doença pode surgir em qualquer idade, mas parece haver picos até os 20 anos e após os 50 anos. A distribuição entre os sexos é semelhante.

Não há uma cura para esta patologia, mas sim tratamentos – com uso tópico de pomadas e fármacos via oral – para uma cura clínica, relacionada à remissão dos sintomas e melhoria da qualidade de vida. É frequente o uso tópico de corticoides para alívio dos sintomas a curto prazo, reduzindo a inflamação, porém isso pode provocar efeito rebote com agravamento posterior dos sintomas, além dos efeitos colaterais provocados pelo uso oral dos medicamentos. É necessária a pesquisa de alternativas para o tratamento da psoríase que não provoquem efeito rebote nem efeitos colaterais.

O tratamento utilizado foi com duas formulações com óleos voláteis de katafray (Cedrelopsis grevei) e de tea tree quimiotopo terpin-4-ol (Melaleuca alternifolia) em caso de psoríase, ambos diluídos em óleo vegetal de linhaça. O tratamento foi realizado durante 30 dias, com aplicação tópica três vezes ao dia na área acometida com uma fina camada. Foram disponibilizados dois frascos ao voluntário. No frasco A havia 5% de óleo essencial de katafray e no frasco B 5% de tea tree QT terpin-4-ol. A formulação A foi aplicada apenas na perna esquerda e a B apenas na perna direita.

O resultado foi uma diminuição considerável dos sintomas, desde a coceira até as lesões em si. O paciente relatou que nunca havia tido um resultado tão bom em tão pouco tempo com os tratamentos convencionais.

Bacana, né? Fica a dica, pessoal, de utilizar esses óleos, com a proporção/diluição adequada, no tratamento das lesões de psoríase e dermatite atópica!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Required fields are marked *.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The Phd Mama

A Parenting & Multicultural Lifestyle Blog

Âncora Sandubar

Rio Tavares, Florianópolis, Brasil

Espaço Cardamomo

O Cardamomo é uma sementinha aromática muito utilizada na culinária indiana, que além de dar um sabor especial aos pratos doces, possui propriedades terapêuticas que auxiliam na digestão, aumenta ojas (imunidade) e favorece o rejuvenescimento, experimente!

palavras de magno

um portal de opiniao entrevistas contos e tudo que tiver direito

Papacapim

desmistificando a culinária vegetal

Funny for Nothing

The world as I see it

It Girls Go Bad

Be "It" Darling!

Diariamente....

Todo dia uma mensagem para a Vida!

Flor e chá

Moda inclusiva, acessível e inspiradora

Paredes Móveis

Coisas do Cotidiano

Illustrated Bites

an illustrated food blog

Portfólio

Uma coleção de trabalhos jornalísticos

Finger, Fork & Knife

I'm Kate and Finger, Fork and Knife is where I record the recipes that excite, nourish and inspire me. I focus on wholesome, high-nutrition, home-cooked food - recipes that satisfy and delight. Welcome!

veggiezest

Vegan & Vegetarian recipes from around the world

%d blogueiros gostam disto: