setembro 2, 2013
Mayra Caju Warren

no comments

Coisas boas da vida – Greicy Cake

Eu sempre me emocionei com a grandeza da vida! São tantas as oportunidades para a gente se aperfeiçoar, ser melhor! A vida constantemente nos dá chances de crescer. Só não vê quem não quer.

Um desses novos encontros foi com a Greicy Vedana, esposa do meu amigo e colega de trabalho Airton Jordani. A Greicy é a proprietária da empresa Greicy Cake, e faz bolos e pães maravilhosos e toda semana eu peço o meu preferido: Bolo Integral de Maçã com Nozes! É de comer e sorrir!

Por isso, trouxe a história dela aqui pro Cajureba, para que mais pessoas conheçam e experimentem a maravilha que sai da cozinha da Greicy! Deliciem-se!

Cuca integral da Greicy!

Cuca integral da Greicy!

A Greicy me contou que é importante quando a gente compra pães e bolos, que eles tenham farinha de trigo integral! O difícil é achar um pão que seja 100% integral!

Pão integral com cereais. M-a-r-a!!!

Pão integral com cereais. M-a-r-a!!!

“O uso da farinha integral é de grande valia, pois ela apresenta todos os componentes benéficos do farelo – fibras, minerais e vitaminas. As fibras da farinha integral auxiliam na prisão de ventre, além de causar a sensação de saciedade em poucas mordidas, evitando os ‘beliscos’ entre as refeições. O amido presente nesse grão de trigo é bem mais resistente que na farinha branca, ou seja, ele imita esse comportamento das fibras e dá a saciedade. O amido na farinha branca é absorvido em 20 minutos aproximadamente. Já no integral ele permanece por muito mais tempo”, explica a Greicy.

A nossa “boleira” de plantão também esclareceu que a farinha integral só não é a favorita dos “boleiros” por aí porque ela não cresce muito, não dá aquele pão grandão, porque tem pouca quantidade de glúten. “Por isso que muita gente não usa, é difícil conseguir um pão super crescido com essa farinha. Só que as pessoas se esquecem do valor nutritivo dela”, complementa.

Confira algumas das respostas da Greicy!

Cajureba: Você sempre gostou de cozinha? De fazer bolo?

Greicy Cake: Sempre gostei muito de doces e bolos… a cozinha tradicional do dia a dia não me encantava tanto. Achava mágico ver minha avó cozinhar no fogão a lenha, mas o bolo pronto sempre me fascinou mais – a química que ocorria da massa crescer e virar aquele bolo fofo e saboroso.

C: Como começou a desenvolver esse seu dom?

GC: Sempre adorei fazer bolos e doces, testar receitas e fazer as sobremesas dos encontros de família. Além de gostar de produzir os bolos, gostava de presentear com algum doce. Acredito que desde que me foi permitido o acesso a cozinha eu desenvolvo os dotes, sempre me inspirei muito na minha avó, nos merengues que ela fazia, biscoitos. Sinto até hoje o gosto e o cheiro da cozinha dela.

C: Há quanto tempo existe Greicy Cake? Como começou?

Torta de chocolate KitKat! Fofaaa!

Torta de chocolate KitKat! Fofaaa!

GC: Greicy Cake existe desde 2007. Tenho como marco inicial o primeiro bolo em pasta Americana. A ideia era o bolo de aniversário da minha sobrinha Luna, eu e o Jordani (marido dela!) pensamos numa ideia diferente, ela na época adorava o desenho do Shrek e decidimos fazer um bolo com o rosto do personagem. Bom, foi a sensação da festa e um sucesso! A partir dele começaram a surgir pedidos e então, comecei a pensar seriamente em investir nessa produção, pois adorei fazer e principalmente conferir o resultado na festa, as crianças felizes e encantadas.

C: Qual é o sentimento que você tem quando prepara uma fornada?

GC: É sempre um ritual. É um prazer muito grande preparar o pão, um alimento tão sagrado, para outra pessoa. Saber que o meu pão vai estar presente na refeição de outra família. Então pra mim é uma honra, como se eu estivesse sentando à mesa com essas pessoas.

Começo a preparação da fornada no dia anterior, separando os insumos e utensílios que serão utilizados na produção. No dia da fornada levanto bem cedinho, pois o pão é um alimento que demora até estar definitivamente assado e pronto para ser embalado, então, dia de fornada é dia de madrugar, uma boa música sempre acompanha o trabalho, ajuda a me concentrar e é um estímulo a mais, pois é um momento de muita felicidade e carinho.

Cada massa leva um pouco da minha energia e do meu astral, então, o importante é estar em boa sintonia, são bons sentimentos e boas vibrações despejados em cada grama de farinha, pois acredito e desejo que cada pessoa que for consumir possa se contagiar com essa boa energia para ter um ótimo dia.

C: Como você definiria em até cinco palavras o cheiro de pão ou bolo saindo do forno?

GC: Infância, carinho, sabor, família e prazer

C: E a alimentação integral/natural, como começou a adotar?

GC: Em 2011 enquanto cursava o curso de Padeiro/Confeiteiro do SENAC surgiu a ideia de começar a produzir visando mais esse lado integral. E então surgiu o convite de um amigo que expõe na feira de Ecológicos da Redenção, em Porto Alegre, para pensar em produtos para a banca dele. E a partir daí comecei a desenvolver os muffins integrais e logo após veio o pão, e não parei mais! Adotamos em casa o pão integral e cada vez mais comecei a substituir o uso da farinha branca e a pensar em produtos nessa linha.

C: Que efeitos você acredita — por experiência própria e conhecimento adquirido ao longe de muitas e muitas fornadas — que possa ter uma pessoa trocar o convencional pelo integral? Na sua vida, na sua saúde e na saúde da sua família, já notou alguma diferença na alimentação e resultados?

GC: É notória a diferença em usar a farinha integral na alimentação. Percebi que a diminuição do consumo da farinha branca nos trouxe muitos benefícios, como uma melhor digestão, a sensação de “estufamento” que a farinha branca nos causa não sentimos com a farinha integral; assim como a saciedade, ao comermos um pão integral nos saciamos com muito menos fatias do que com um pão branco. Uma boa preparação com a farinha integral pode ser tão saborosa quanto aquela feita com a farinha branca.

Muffins!

Que fome!

C: E os bolos de festa, como é fazer? Qual foi o bolo que você mais se orgulhou de fazer?

GC: É muito gostoso! Tudo começa assim que o tema é escolhido pelo cliente, a partir disso vou construindo o projeto, mentalizando as cores, texturas e como será executado. Cada detalhe é minuciosamente pensado e anotado. São alguns dias de trabalho até chegar ao resultado final.

Difícil eleger um favorito, pois cada um tem a sua história e peculiaridade, alguns foram mais fáceis de executar, mas nem por isso deixaram a desejar no quesito desafio cumprido e orgulho de ter feito. Me sinto honrada cada vez que um cliente me escolhe pra fazer parte da sua festa, pois o bolo é o detalhe central da festa, é uma grande responsabilidade assumida.

C: E pra terminar, escreva um pouco sobre você, quem é Greicy, o que faz, como as pessoas podem entrar em contato, etc.

GC: Sou uma pessoa que ama o que faz, amo estudar e aprender cada vez mais. Estou sempre buscando aprimorar meu trabalho e me empenho em estar sempre atenta às novidades sem perder o encanto pelo artesanal. Aliás, prezo muito isso, em tudo o que faço levo junto esse aspecto do rústico, artesanal.

Dica Cajureba: a Greicy faz fornadas semanais, e tem uma lista de e-mails dos clientes. Alguns dias antes da fornada sair, ela envia um e-mail avisando o que sai na fornada da semana e assim é muito fácil fazer o seu pedido e combinar a forma de entrega. As fornadas saem às terças e quintas. Já os bolos decorados exigem no mínimo uma semana para encomendar.

O e-mail de contato é greicy@greicycake.com.br ou pelo telephone (48) 9688-8857.

Saiba mais no site da Greicy Cake ou curtindo a página dela do Facebook!

Anúncios

Deixe um comentário

Required fields are marked *.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Lanternas do caminho

"O que for feito com a criança não durará apenas o instante imediato, mas a vida toda" Rudolf Steiner

The Phd Mama

A Parenting & Multicultural Lifestyle Blog

Âncora Sandubar

Rio Tavares, Florianópolis, Brasil

Espaço Cardamomo

O Cardamomo é uma sementinha aromática muito utilizada na culinária indiana, que além de dar um sabor especial aos pratos doces, possui propriedades terapêuticas que auxiliam na digestão, aumenta ojas (imunidade) e favorece o rejuvenescimento, experimente!

palavras de magno

um portal de opiniao entrevistas contos e tudo que tiver direito

Papacapim

desmistificando a culinária vegetal

Funny for Nothing

The world as I see it

It Girls Go Bad

Be "It" Darling!

Diariamente....

Todo dia uma mensagem para a Vida!

Flor e chá

Moda inclusiva, acessível e inspiradora

Paredes Móveis

Coisas do Cotidiano

Illustrated Bites

an illustrated food blog

Portfólio

Uma coleção de trabalhos jornalísticos

Finger, Fork & Knife

I'm Kate and Finger, Fork and Knife is where I record the recipes that excite, nourish and inspire me. I focus on wholesome, high-nutrition, home-cooked food - recipes that satisfy and delight. Welcome!

the amused bouche

real food · farm life · wanderlust adventures | santa barbara, california

%d blogueiros gostam disto: