julho 15, 2012
Mayra Caju Warren

2 comments

Aromaterapia

Uma das melhores coisas que eu já fiz foi comprar um difusor e começar a abrir a cabeça e a carteira e comprar óleos essenciais de qualidade. O difusor é básico! Se você não tem, coloca na lista do Papai Noel. Gente, é o máximo! Se a casa está carregada, todo mundo estressado, ou um cheirinho desagradável (eheheh) ou mesmo antes de receber os amigos, eu adoro dar uma aromatizada no ambiente com o difusor elétrico. E a chave é escolher o aroma pelo tipo de necessidade que se tem.

A arte e a ciência de usar óleos essenciais para melhorar e manter a saúde e beleza é o que se denomina Aromaterapia. Muitas civilizações já utilizaram essa ciência, conhecimento dos nossos ancestrais! A proposta é gentilmente, delicadamente, cuidar do equilíbrio da mente, corpo e espírito.

Essência ou Óleo Essencial

Existem grandes diferenças entre esses dois aí… e uma das principais afeta diretamente a compra do produto certo para você. A melhor opção sempre é o óleo essencial, pois é um líquido aromático natural, retirado das plantas. São eles que concentram a força e as propriedades das plantas com qualidade garantida. Por isso, também são mais caros que as essências.

Essências são as primas pobres… tadinhas. Não passam de um preparado natural, a partir de extratos de plantas, com álcool ou algum óleo conservante. É uma mistura diluída, sem os princípios farmacêuticos ativos que os óleos essenciais possuem, e por isso, não causa nenhum efeito fisiológico, biológico ou orgânico.

Mas também não é pra jogar as essências dentro do vaso e dar descarga, né gente? Eu mesma tenho várias. Só que eu uso somente buscando um efeito psicológico do aroma. Em forma de difusão, para aromatizar ambientes. Tem o mesmo cheirinho bom! Tipo o que acontece com os perfumes!

Como usar os óleos essenciais

A maioria dos óleos essenciais, por serem altamente concentrados, não devem ser utilizados diretamente na pele ou na área dos olhos. Esse uso pode causar manifestações na pele, coceira, alergias e até um pouco de dor local. Então a dica é diluir em água (no caso de banhos ou vaporização) ou em um óleo de massagem ou em um hidratante neutro (quando aplicado na pele).

Alguns óleos são contraindicados para grávidas (como o hortelã-pimenta) e para usar ao sol (cítricos) e podem causar problemas de saúde. Por isso, eu que não sou especializada nisso, sempre pesquiso bastante antes de usar ou mesmo de contar para vocês como usar. E vocês devem pesquisar também! Se joguem na aromaterapia com sabedoria!!

Na prática, a aromaterapia pode ser usada de mil e uma maneiras:

  • Massagens
  • Inalações
  • Banhos
  • Escalda-pés
  • Compressas
  • Vaporizações
  • Difisores (elétricos, com velas ou mesmo com varetinhas)
  • Cuidados com a pele
  • Meditação, incensos
  • Desodorização, etc.

É muito importante saber para que serve cada essência, se pode passar na pele, se tem contraindicação… então, use com moderação! Para ajudar, preparei uma colinha! Sobre o óleo essencial de hortelã-pimenta (peppermint, em inglês). Grávidas e lactantes, fiquem longe, pois ele pode afetar a produção de leite!

Eu uso assim

Na minha pele com dermatite eu uso os óleos de Lavanda e de Tea Tree (Malaeluca). Gosto também de inalar óleo de Limão Siciliano, para reduzir o stress! Na minha casa eu uso o difusor pra espalhar cheirinho de Eucalipto, Citronella (principalmente no verão, quando dá muito mosquito), Lavanda, etc.

Na verdade, eu confesso: sou viciada em Lavanda. Se eu passo um dia sem dar uma cafungada já sinto falta! Não sei bem quando isso começou. Nunca fui muito fã de perfume de lavanda, mas ultimamente, de um ano pra cá, talvez, eu não posso ver um pezinho de Lavanda que já começo a passar a mão nas folhas só pra ficar com o cheirinho nos dedos!!!! É tão bom! E lavanda é meio que um curinga na aromaterapia. Vou fazer um post só sobre ela!!!

Preparei mais um Guia Cajurebas para a sua Aromaterapia! Aproveite e compartilhe com os seus amigos, parentes, inimigos também, por que não?

Gostou? Então compartilha, uai! E me conta, você usa a aromaterapia?

Anúncios

2 thoughts on “Aromaterapia

  1. Pingback: Cadê a dermatite? « Cajureba

  2. Pingback: Aromaterapia de Sobrevivência | Cajureba

Deixe um comentário

Required fields are marked *.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The Phd Mama

A Parenting & Multicultural Lifestyle Blog

Âncora Sandubar

Rio Tavares, Florianópolis, Brasil

Espaço Cardamomo

O Cardamomo é uma sementinha aromática muito utilizada na culinária indiana, que além de dar um sabor especial aos pratos doces, possui propriedades terapêuticas que auxiliam na digestão, aumenta ojas (imunidade) e favorece o rejuvenescimento, experimente!

palavras de magno

um portal de opiniao entrevistas contos e tudo que tiver direito

Papacapim

desmistificando a culinária vegetal

Funny for Nothing

The world as I see it

It Girls Go Bad

Be "It" Darling!

Diariamente....

Todo dia uma mensagem para a Vida!

Flor e chá

Moda inclusiva, acessível e inspiradora

Paredes Móveis

Coisas do Cotidiano

Illustrated Bites

an illustrated food blog

Portfólio

Uma coleção de trabalhos jornalísticos

Finger, Fork & Knife

I'm Kate and Finger, Fork and Knife is where I record the recipes that excite, nourish and inspire me. I focus on wholesome, high-nutrition, home-cooked food - recipes that satisfy and delight. Welcome!

veggiezest

Vegan & Vegetarian recipes from around the world

%d blogueiros gostam disto: