julho 9, 2012
Mayra Caju Warren

1 comment

Moxabustão

Vou começar a mostrar pra vocês como é que eu venho me cuidando … primeiro, na categoria de Medicina Tradicional Chinesa, apresento-lhes a Moxa!

Mais ou menos uns seis meses atrás eu comprei três charutinhos iguais a esses aí do lado.

O investimento foi baixo, cerca de R$ 2,50 cada. Comprei porque a minha naturopata, acupunturista e guru Maria Helena Ortiz demonstrou em uma de suas palestras o uso da moxa na medicina tradicional chinesa. E eu gostei. E pensei, por que não tentar usar no dia-a-dia?

Comprei, mas esqueci. Esquecer, esquecer não esqueci… até tentei uma vez usar nas costas doloridas do Michael mas me assustei com as reclamações dele de uma quase queimadura! Então esqueci da moxa! Ficou lá na gaveta, com cheirinho de mofo.

Só que recentemente, depois dessa última crise de dermatite, o Jailton, terapeuta da Prehvenir, me atendeu com a moxa e mudou minha vida. Os resultados foram incríveis na recuperação da minha pele, na retomada de consciência e por isso, resolvi falar disso aqui no blog.

O que é a moxa?

O instrumento da moxabustão é a moxa queimadinha – dãããã! A moxa é um bastão ou um cone feito de artemísia seca. Sério. Só isso! E na prática funciona como uma agulha de acupuntura, uma forma de estimular pontos-chave no corpo, assim como as agulhinhas, só que com o calor localizado da moxa. Na verdade, tem um monte de jeito de aplicar. Tem agulha com moxa no final, tem pedacinho de moxa queimando em cima do umbigo, com um gengibre no meio, tem um monte de jeito de aplicar!

Eu aplico assim, ó, vê o passo a passo:

Aceso, o bastão funciona como um charuto que deve ser aproximado do ponto ao qual se deseja acrescentar energia. O copinho de barro serve pra apagar a moxa!

Propriedades terapêuticas

A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano. A artemísia tem propriedades de se aquecer profundamente. Com esse calorão aplicado nos pontos ou meridianos de acupuntura, a moxa dissolve os bloqueios de energia e elimina a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo (desequilíbrio yin-yang, vi isso aqui). Faz super bem nos tratamentos contra doenças de pele, que podem ser ocasionadas por mudança de temperatura (como a dermatite) ou problemas emocionais, stress, coisas legais que causam o bloqueio de energia no corpo.

Tem estudos milenares sobre a moxa e eu não sou terapeuta, então, fazer em casa, sem nunca ter recebido uma aplicação, ou visto alguém fazer em você, é complicado! Então, recomendo procurar um especialista e conversar sobre como usar a moxa em casa, no dia a dia!

Anúncios

One thought on “Moxabustão

  1. Pingback: Cadê a dermatite? « Cajureba

Deixe um comentário

Required fields are marked *.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The Phd Mama

A Parenting & Multicultural Lifestyle Blog

Âncora Sandubar

Rio Tavares, Florianópolis, Brasil

Espaço Cardamomo

O Cardamomo é uma sementinha aromática muito utilizada na culinária indiana, que além de dar um sabor especial aos pratos doces, possui propriedades terapêuticas que auxiliam na digestão, aumenta ojas (imunidade) e favorece o rejuvenescimento, experimente!

palavras de magno

um portal de opiniao entrevistas contos e tudo que tiver direito

Papacapim

desmistificando a culinária vegetal

Funny for Nothing

The world as I see it

It Girls Go Bad

Be "It" Darling!

Diariamente....

Todo dia uma mensagem para a Vida!

Flor e chá

Moda inclusiva, acessível e inspiradora

Paredes Móveis

Coisas do Cotidiano

Illustrated Bites

an illustrated food blog

Portfólio

Uma coleção de trabalhos jornalísticos

Finger, Fork & Knife

I'm Kate and Finger, Fork and Knife is where I record the recipes that excite, nourish and inspire me. I focus on wholesome, high-nutrition, home-cooked food - recipes that satisfy and delight. Welcome!

veggiezest

Vegan & Vegetarian recipes from around the world

%d blogueiros gostam disto: