setembro 22, 2011
Mayra Caju Warren

4 comments

Reiki

Minha nova paixão, minha gente, é o Reiki! Preparei este post para dividir com vocês um pouco do que estou aprendendo desde que fui iniciada. Espero que possa iluminar vocês com a linda energia vital dessa sabedoria oriental!

Os Kanji – símbolos do Reiki na escrita japonesa. Aí tá escrito algo como: Energia Vital Universal.

Você já encontrou pessoas que só de estar perto de você já produziam um grande efeito no seu estado de espírito? Alguém que irradiava uma alegria que te contagiou? Ou uma tristeza que te colocou pra baixo, só de estar perto da pessoa? Isso é energia! Ela está por todo lado, saindo do nosso corpo, sendo irradiada por paredes, objetos, animais, afetando a nossa vida de muitas maneiras.

Se você já sentiu algo assim, então o Reiki não é nenhum bicho de sete cabeças para você …

O que é Reiki

O Reiki é um sistema de cura pela imposição de mãos. Basicamente é uma forma de fazer circular a energia entre quem aplica o Reiki e quem o recebe. Mas o que mais faz sentido para mim é que Reiki é a irradiação da energia amorosa, da essência mais linda do universo!

Energia do amor!

A palavra Reiki significa Energia Vital Universal, uma energia que está por aí, disponível, de bobeira para todo mundo usar! A diferença é que ao ser iniciado, o praticante pode canalizar essa energia e transmiti-la de forma intensa para si, ou para outras pessoas, animais, coisas.

Até agora eu só fiz o Reiki I, a primeira etapa de qualificação do reikiano. E desde que fiz o curso tenho trabalhado muito comigo mesma para me purificar, alinhar meus chackras, e canalizar essa energia para mim mesma, me proporcionando harmonia e bem-estar. Também andei usando meus conhecimentos em outras pessoas e nos meus animais de estimação.

Chackras?

Essa palavra designa os centros de energia do nosso corpo (e dos animais também). São canais por onde circula a energia vital que irradia para os nossos órgãos e sistemas. São muito utilizados na prática do Yoga, e são pontos-chave onde se aplica o Reiki. Um detalhe – estão posicionados perto das principais glândulas do nosso corpo. Olha a figura:

Os sete chackras principais

As origens do Reiki e seu desenvolvimento e a forma como se espalhou pelo mundo rendem um texto extenso demais para este post. Mas acho importante apresentar para vocês este cara, considerado o pai do Reiki, Mikao Usui. Ele nasceu em 1865 e era, dentre outras coisas, um monge budista. Olha só a cara dele:

O Mestre Mikao Usui

Outra característica muito forte do Reiki é a meditação. A meditação ajuda a manter os chakras desobstruídos, a harmonizar a gente. Estou aprendendo a meditar. Não é fácil, mas é um grande objetivo para mim saber entrar nesse estado meditativo e avançar no Reiki por meio dessa prática.

Ai! É tanta coisa pra dizer que não cabe num post! E também não sou nenhuma especialista! Realmente não dá muito para explicar. Reiki tem que sentir. Procurei, procurei e achei para vocês este vídeo, que explica e ilustra muito bem tudo sobre o Reiki. Assista!

E falando em sentir, mais um pouco sobre o que o Reiki proporciona! Para quem recebe, a sensação é extremamente relaxante e muito gostosa, além de aliviar a dor. Para quem aplica, é possível sentir as mãos esquentarem intensamente, principalmente quando colocadas sobre pontos de maior necessidade de energia. Eu mesma já cheguei a sentir as mãos tremerem e uma coceirinha entre as sombrancelhas, bem na região do terceiro olho. Outras pessoas já sentiram coisas muito mais fortes, muito mais intensas. Mas todo mundo, sem exceção, sente um enorme bem-estar! O Reiki é tão lindo que faz bem tanto para quem aplica como para quem recebe!

Para finalzar, resolvi aproveitar o blog para contar para vocês, meus queridos leitores, um pouco sobre a minha experiência com o Reiki, e homenagear minha grande mestra!

O Reiki e eu

Taí a minha Mestra! Minha primeira curadora, iniciadora, força amorosa da minha vida!

Tudo começou graças a essa mulher, minha mãe. Ela conheceu o Reiki primeiro e se interessou em aprender. Aprendeu e eu e minha irmã fomos as primeiras cobaias. Desde então, sempre que precisei me acalmar, quando senti dor, desespero, desarranjo emocional e do corpo físico, lá estava a minha curadora, com suas mãos quentes, irradiando amor e energia para mim.

Essa doação maravilhosa se propagou, muitos receberam e recebem Reiki da minha mãe. Meus amigos do colégio, minhas colegas quando tinham cólica menstrual iam atrás da minha mãe, e isso foi me inspirando.

Recentemente, depois da experiência de curar minhas perebas das mãos, procurei algo que pudesse me ajudar a combater o estresse (meu grande inimigo) e que me desse a satisfação de poder ajudar a mim mesma e aos outros. Procurei o Reiki. E fui praticando em mim mesma, em amigos, no Michael, meus cachorros, e por aí vai. A mudança na minha forma de enxergar os meus arredores foi tremenda! Parece que estou mais ligada, sensitiva. E sempre sei que posso contar com o Reiki nos momentos em que preciso me harmonizar.

Estou estudando intensamente o Reiki. Livros, apostilas, pela internet. Depois conto para vocês mais sobre o Reiki e sobre o que estou aprendendo!

Finalmente deixo com vocês os Cinco Princípios do Reiki. Leiam atentamente:

Entenderam?

Se você não entende Kanji, facilitei! Pode baixar este poster que eu fiz com os princípios fundamentais. Todos os dias eu penso comigo mesma sobre cada um deles e como eu posso cumpri-los. Faz um bem danado! Medite você também sobre esses princípios:

SÓ POR HOJE:

NÃO SE IRRITE

NÃO SE PREOCUPE

SEJA HUMILDE

SEJA HONESTO EM SEU TRABALHO

TENHA COMPAIXÃO DE SI MESMO E DOS OUTROS

Namastê!

Anúncios

4 thoughts on “Reiki

  1. Nuss… passou um filme na minha cabeça (“Mãããe, tô com cólica. Faz Reiki?”)… lembrando de mamãe falando de alinhamento de energia, chackras e essas coisas! Heheheh =) Somos, literalmente, crias bem criadas! LINDO (E ILUMINADO) POST!! =*****

  2. just for today…

  3. encantador seu post, amei, li algumas materias ameiiii, era tudo que estava precisando… chegou na hora certa, quando eu mais estava precisando,Deus te ilumine sempre com estas materias iluminadas , que com certesa só vem trazer um bem maior em nossa vidas, talves tão tumultuada como esta a minha, mas já sinto uma energia gostosa em todos sentido da minha vida.
    Sem dizer que que vi a foto da sua mestra, minha grande amiga, minha irmã do coração, e me troxe paz neste momento.Um grande abraço Deus te ilumine sempre.
    e te garanto que vou ser uma leitora assidua do seu blog.

Deixe um comentário

Required fields are marked *.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The Phd Mama

A Parenting & Multicultural Lifestyle Blog

Âncora Sandubar

Rio Tavares, Florianópolis, Brasil

Espaço Cardamomo

O Cardamomo é uma sementinha aromática muito utilizada na culinária indiana, que além de dar um sabor especial aos pratos doces, possui propriedades terapêuticas que auxiliam na digestão, aumenta ojas (imunidade) e favorece o rejuvenescimento, experimente!

palavras de magno

um portal de opiniao entrevistas contos e tudo que tiver direito

Papacapim

desmistificando a culinária vegetal

Funny for Nothing

The world as I see it

It Girls Go Bad

Be "It" Darling!

Diariamente....

Todo dia uma mensagem para a Vida!

Flor e chá

Moda inclusiva, acessível e inspiradora

Paredes Móveis

Coisas do Cotidiano

Illustrated Bites

an illustrated food blog

Portfólio

Uma coleção de trabalhos jornalísticos

Finger, Fork & Knife

I'm Kate and Finger, Fork and Knife is where I record the recipes that excite, nourish and inspire me. I focus on wholesome, high-nutrition, home-cooked food - recipes that satisfy and delight. Welcome!

veggiezest

Vegan & Vegetarian recipes from around the world

%d blogueiros gostam disto: