Linda!

setembro 3, 2011
Mayra Caju Warren

7 comments

Mexicano com Saúde

¡Hola Amigos!

O post de hoje vem com receitinha super especial! Direto da América do Norte, apresento a vocês uma das especialidades do meu lindo marido: comida mexicana!

Todo mundo já conhece essa delícia que está ficando cada vez mais comuns pelas cidades brasileiras. Quando eu voltei dos EUA era super difícil achar um restaurante mexicano, mas hoje já tem um monte, de todos os tipos, até fast food! Bem, desses vocês podem manter uma certa distância, porque sei lá como eles estão preparando a comida, né? Mas quando a gente prepara em casa, pode comer feliz porque é coisa boa, saudável, natural!

A maioria dos pratos que costumamos preparar em casa vem cheia de ingredientes frescos e isso é a melhor parte da comida mexicana. A segunda melhor (pelo menos para mim) é a PIMENTA!!! Gente, pimenta é tudo de bom! Claro, tem gente que não pode, mas eu POSSO e AMO! Então trouxe duas receitas que vocês podem preparar com ingredientes naturais e que podem levar muita ou pouca pimenta. E ainda uma sugestão de cardápio para a sua fiesta mexicana ficar ainda melhor! Bora ver?

As receitas básicas

Gente, não existe comida mexicana sem tortilla! E nem sem nachos! Tudo bem, nacho é coisa frita, gorda, carregada no sal! Confesso que minhas habilidades culinárias ainda não superaram o potencial industrial da Elma Chips e nem o da Pullman, por isso eu compro isso aqui sempre que quero comer comida mexicana!

  &

Tenho que confessar que, apesar de achar muito gostoso, fico com peso na consciência de comer o Doritos, principalmente! O salgadinho de milho provavelmente é feito com milho transgênico, e frito num óleo rançoso nojentinho… mas gente! Me ajuda! Não consigo achar outro melhor e nem fazer em casa sem o troço ficar mega fat!! Então, como por enquanto não dá pra evitar, tô tentando reduzir… até olhei atrás do pacote nos ingredientes e não achei um monte de coisa horrenda. É só milho branco, óleo vegetal de palma e sal (mas tem uma grande quantidade de sódio, como já era de se esperar). Então ainda como, em quantidades comedidas e com menor frequência.

As tortillas são muito gostosas, leves, mas, como tudo que é industrializado, tem uns conservantes (conservadores propionato de cálcio e ácido sórbico, e umas coisas impronunciáveis que eu não tenho ideia do que é: pirofosfato ácido de sódio e fosfato monocálcico e acidulante ácido fumárico).

Mas vamos à parte boa? Apresento a vocês as receitas do meu maridinho!

Salsa do Babito

Ai, gente! Dá até água na boca!


Ingredientes (2 pessoas): 2 tomates médios sem sementes, 2 latas de tomates pelados, 1 colher de sopa de extrato de tomate, 1/2 ramalhete de coentro, 1/2 cebola, 1/2 pimentão vermelho, 3 pimentas dedo de moça (para uma salsa relativamente picante), sal a gosto.

Preparo: Corte bem pequenininho os cubinhos de tomate, cebola, pimentão e metade do coentro. Coloque tudo isso numa tigela. No liquidificador, bata as latas de tomate a outra metade do coentro, a pimenta já picada com semente e tudo para ficar bem picante. Bata até formar uma pasta. Depois de batido, passe a pasta por um coador (eu uso o de metal) para retirar o excesso de água do tomate. Reserve a água em um potinho. Misture os cubinhos que você colocou na tigela com essa pasta e vá provando com os nachos para testar o sal. Quando estiver bom, está pronto!

Guacamole do Babito

Linda a obra de arte do meu amor!

Ingredientes (2 pessoas): 1 abacate grande, 1/2 cebola, 1/2 limão, 1 tomate pequeno, sal a gosto

Preparo: Amasse o abacate com um garfo, corte em cubinhos a cebola e o tomate. Esprema o limão e acrescente o sal à medida que o seu paladar preferir! Facinho, facinho!

Pra ficar melhor ainda…

Já que você já preparou a salsa e a guacamole, por que não fazer logo um jantar inteiro mexicano? Pra fazer tacos deliciosos, prepare as seguintes coisinhas:

  • Filé de Carne, ou de Frango ou mesmo de Peixe: corte em tirinhas e cozinhe na frigideira, com algumas rodelas de cebola e tirinhas de pimentão. Tempere a carne com sal e pimenta. Salpique um pouco de coentro no final para dar aquele toque especial.
  • Tortillas: basta assar as tortillas (Rap 10) viradinhas em cima da grade do forno, para que elas fiquem meio dobradas ao meio. Deixem lá por uns 5 minutos, só para dar uma tostadinha.
  • Arroz Mexicano: se quiser, dá ainda para preparar um arroz – de preferência integral, por motivos óbvios. Lembra daquele excesso de água que você tirou da salsa? Você pode acrescentá-lo à água de cozimento do arroz e preparar uma porção pequena de arroz mexicano para os seus convidados! A água do tomate dá cor e sabor ao arroz e você não disperdiça um ingrediente super gostoso!
  • Para Rechear os Tacos: pode usar queijo ralado e alface, além da carne, da salsa e da guacamole!

Para a carne, recomendo a pimenta chilli em pó ou mesmo as dedos de moça picadinhas. A dica da pimenta chilli em pó que eu uso é a da Cia. das Ervas – muito saborosa!! Só que além do sabor maravilhoso, ela é bem picante, então quem não aguenta muita pimenta coloca só um tiquinho, pra dar o sabor e o aroma característicos do México! Para quem não conhece, é isso aqui, ó:

Uma última dica

Comida enlatada é uó! Eu me recuso a comprar e comer a maioria das coisas que vêm condicionadas dentro de latas. Mas os tomates pelados que vêm enlatados são ingredientes ótimos para a salsa. Eu recomendo o da marca PAGANINI, que vem só tomate e suco de tomate. Bem natural!

Gostou? Agora vá logo ao Sacolão e bote a mão na massa! ¡Arriba, Arriba!

Anúncios

7 thoughts on “Mexicano com Saúde

  1. Que delícia!!! Adoro comida mexicana e agora vou poder experimentar essas suas receitas!!! Kisses from Cuiabá!

  2. Relembra os tempo de EL MEXICANO hein? Este, porém, eu uma versão super saudável!! =) Da até pra beber + tequila sem tanta culpa… heheheh =D ARRIBA!

  3. Mayra, cheguei no teu blog pesquisando sobre o Doritos. Por acaso, ontem quando fui comprar um pacote do salgadinho que eu adoro, me deparei com o símbolo de transgênico no pacote. O símbolo é um “T” preto, envolto num triângulo amarelo [http://centrodeestudosambientais.files.wordpress.com/2009/05/transgenico.jpg] e está localizado no canto inferior direito do pacote, pelo menos no Doritos sabor nacho.
    No mais, adoro comida mexicana e achei muito bacana o seu blog, parabéns!

  4. Mayara, que delícia!
    Eu confesso que não gosto nada de Doritos e nem RAP10, acho muito pesados e artificiais, ainda mais depois de que comecei a comprar nachos e tortilhas na Villa Buena, ai esses produtos perderam a vez na minha cozinha rsrsrs.
    Passa lá na minha cozinha!!

    http://www.cozinhasilmorelli.wordpress.com

    Bjão e parabéns pelo blog!!

    • Oi Sil! Amei a sua visita e o seu blog também!!!
      Desde que li seu comentário fui atrás de umas opções mais naturebas de tortillas e achei um cara que prepara aqui no meu bairro e vende em casa! Muito bom!! Vou postar um update aqui com o contato dele. A Villa Buena eu nunca vi pra vender aqui em Floripa! Beijão!!!

      • Ai que legal coloca o contato sim, mas ó a Villa Buena é super de qualidade, os produtos são naturais e atendem todo o Brasil, é só entrar no site e fazer contato com eles, se cadastra lá! Agora, esse cara tem coragem pra fazer tortilhas, heim?! hahaha nunca consegui me entender com massas…
        bjão

Deixe um comentário

Required fields are marked *.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The Phd Mama

A Parenting & Multicultural Lifestyle Blog

Âncora Sandubar

Rio Tavares, Florianópolis, Brasil

Espaço Cardamomo

O Cardamomo é uma sementinha aromática muito utilizada na culinária indiana, que além de dar um sabor especial aos pratos doces, possui propriedades terapêuticas que auxiliam na digestão, aumenta ojas (imunidade) e favorece o rejuvenescimento, experimente!

palavras de magno

um portal de opiniao entrevistas contos e tudo que tiver direito

Papacapim

desmistificando a culinária vegetal

Funny for Nothing

The world as I see it

It Girls Go Bad

Be "It" Darling!

Diariamente....

Todo dia uma mensagem para a Vida!

Flor e chá

Moda inclusiva, acessível e inspiradora

Paredes Móveis

Coisas do Cotidiano

Illustrated Bites

an illustrated food blog

Portfólio

Uma coleção de trabalhos jornalísticos

Finger, Fork & Knife

I'm Kate and Finger, Fork and Knife is where I record the recipes that excite, nourish and inspire me. I focus on wholesome, high-nutrition, home-cooked food - recipes that satisfy and delight. Welcome!

veggiezest

Vegan & Vegetarian recipes from around the world

%d blogueiros gostam disto: