junho 16, 2011
Mayra Caju Warren

4 comments

Cuidando da saúde da mente

Desde que entrei na maratona de estudos para os concursos públicos percebi o quanto faziam diferença aqueles 40 minutos em que eu estava realmente concentrada. As informações parecem realmente “grudar” no cérebro e ficar armazenadas por mais tempo e de uma forma mais lógica.

Estou em pleno treinamento do meu cérebro e andei pesquisando sobre o tema, procurando dicas para me ajudar com a concentração e memorização. Percebi que precisava de ajuda porque, por mais que tentasse, muitas vezes não conseguia controlar meus pensamentos! Eles teimam em não prestar atenção em Concordância Verbal!

Muitas vezes eu desanimo, tenho umas crises de choro, mas depois passa. Para mim, é preciso mais concentração e menos ansiedade. Comecei a tomar Florais de Bach, aprender a meditar, aplicar o Reiki em mim mesma (isso é assunto para um outro post!) e achei uns exercícios divertidíssimos que quero dividir com vocês.

São formas simples de sair da rotina e ajudar o seu cérebro a se adaptar. Pense nisso como uma “musculação” para a sua massa cinzenta! Literalmente!!!

A autora deste artigo sugere passar a perna no cérebro de vez em quando, sair da rotina. Eu gostei de algumas das sugestões dela. Vejam só:

  • Mude a forma como você acorda, seja trocando a musiquinha do alarme do celular, seja mudando a estação do seu rádio relógio. Você também pode optar por não usar um despertador barulhento e sim abrir as cortinas para que quando amanhecer o seu quarto fique claro e a luz te acorde (claro, sem muita estripulia … não perca a hora!). Esse exercício vai obrigar o seu cérebro a processar estímulos diferentes e acordar de um jeito todo novo.
  • Vista-se de olhos fechados. Separe a roupa na noite anterior e coloque cada peça sem olhar para si mesmo, nem mesmo para os botões que for abotoar. Sinta a textura, procure pela etiqueta e vá colocando a roupa. Isso faz com que o seu cérebro desperte para o raciocínio, buscando parâmetros aos quais ele não está acostumado. Quando você tira um dos sentidos, os outros vão ficar mais aguçados. E isso é musculação mega power para o seu cérebro!
  • Na hora de escovar os dentes, mude a forma com que você sempre realiza essa árdua tarefa. Use a mão esquerda ao invés da mão direita e exercite as células nervosas de um lado do seu corpo que costuma ficar parado por mais tempo.

Mas eu não descansei. Continuei buscando respostas. E achei muita coisa. Meus preferidos:

  1. Aprenda a comer com palitinhos!
  2. Durma melhor
  3. Coma melhor (existem alguns alimentos qe ajudam a melhorar a memória)
  4. Ouça música clássica antes de estudar
  5. Discuta assuntos complicados como religião e times de futebol – mesmo com seus amigos!
  6. Aprenda a fazer mapas mentais
  7. Faça contas matemáticas de cabeça
  8. Desligue a TV
  9. Leia mais
  10. Escreva mais (comece um blog; ressucite o diário; escreva e-mails longos; comece a escrever as sua autobiografia)

Tem coisa pra dedéu sobre isso na internet. Eu acho que essas ideias que eu achei são só a pontinha do iceberg. Tenho muito o que aprender. Mas vou tentar seguir meus próprios conselhos e colocar em prática. Aquele da escova de dentes eu tentei, e posso dizer que as primeiras vezes são muito difíceis. Aproveitando, o blog de meus amigos do Centro Odontológico Campeche tem umas dicas sobre como se escova dente direito! eeheheheh

Espero que este post ajude você a pensar um pouco na saúde do seu cérebro e comece a mudar umas coisas. Afinal, quem quer ter Alzheimer’s no final da vida? Eu… que não!

Anúncios

4 thoughts on “Cuidando da saúde da mente

  1. ADOREI o novo post!! E tenho que dizer… o “Eu… que não!” no final é a sua cara. Quase posso te ouvir fazendo graça! Hehehe 😉 Bjosss :***

  2. Gostei da parte onde tu nao fica nervosa!!! HUAHAUUHAUHA

  3. Mayra Warren!! Muito bom… eu sou viciado em fazer as coisas exatamente iguais! Quando caminho na Beiramar por exemplo, faço exatamente o mesmo trajeto todo dia… uma vez tentei fazer ele ao contrário (partindo do ponto de chegada) e me senti muito estranho. Mas tens razão… vou me esforçar pra fazer as coisas de um jeito diferente 😛
    Beijo!

Deixe um comentário

Required fields are marked *.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Lanternas do caminho

"O que for feito com a criança não durará apenas o instante imediato, mas a vida toda" Rudolf Steiner

The Phd Mama

A Parenting & Multicultural Lifestyle Blog

Âncora Sandubar

Rio Tavares, Florianópolis, Brasil

Espaço Cardamomo

O Cardamomo é uma sementinha aromática muito utilizada na culinária indiana, que além de dar um sabor especial aos pratos doces, possui propriedades terapêuticas que auxiliam na digestão, aumenta ojas (imunidade) e favorece o rejuvenescimento, experimente!

palavras de magno

um portal de opiniao entrevistas contos e tudo que tiver direito

Papacapim

desmistificando a culinária vegetal

Funny for Nothing

The world as I see it

It Girls Go Bad

Be "It" Darling!

Diariamente....

Todo dia uma mensagem para a Vida!

Flor e chá

Moda inclusiva, acessível e inspiradora

Paredes Móveis

Coisas do Cotidiano

Illustrated Bites

an illustrated food blog

Portfólio

Uma coleção de trabalhos jornalísticos

Finger, Fork & Knife

I'm Kate and Finger, Fork and Knife is where I record the recipes that excite, nourish and inspire me. I focus on wholesome, high-nutrition, home-cooked food - recipes that satisfy and delight. Welcome!

the amused bouche

real food · farm life · wanderlust adventures | santa barbara, california

%d blogueiros gostam disto: