junho 6, 2011
Mayra Caju Warren

7 comments

É mesmo o fim do mundo?

Será que uma limitação do seu organismo precisa ser uma tragédia?

Existe vida após a alergia à lactose…

Uma alergia alimentar como a que eu descobri ter — à lactose — nem sempre é motivo de depressão. Afinal, a gente veio ao mundo para evoluir, certo? Então nada como uma boa oportunidade de mexer com a rotina!

Há mais de um ano tive de ouvir uma frase que até hoje não esqueci. A Maria Helena Ortiz, minha terapeuta, da Prehvenir falou bem assim, na lata: “Larga o molho branco, por enquanto!” E eu só podia pensar no tamanho daquela tragédia! Sem molho branco? Como assim? O que farei? E não ficou só no molho branco, óbvio. Com ele se foi tudo o que tem lactose: queijos (ai, a minha pizza de frango com catupiry!), cremes, doces, chocolates, manteiga, iogurte, e mais um monte de outras coisas que a gente até esquece que leva leite!

Como tudo na vida, largar velhos hábitos precisa ser gradual. Hoje, um ano depois, percebo claramente a diferença. Minha pele efetivamente mudou. E a ausência prolongada da lactose também teve outros efeitos que eu acredito serem mais uma evidência de que era a hora de parar. Por exemplo: todas as vezes que eu me atrevo a comer queijo ou algum molho ou um chocolate ao leite, ou qualquer coisa que tenha leite, parece que um trem começa a rugir dentro do meu estômago. RrRRRRRrRRrRRR!

Às vezes, o resultado é desastroso. Passo mal mesmo. Às vezes não. Mas sempre, sempre, sempre aparecem as famigeradas bolinhas nas mãos, que viram as conhecidas feridinhas.

Então, preparei este post para mostrar que existe luz no fim do túnel. Você, que sente que pode estar sofrendo de alergias alimentares, não hesite e procure ajuda. Vá e sinta-se melhor! Existem milhares de produtos fantásticos no mercado tanto para substituir, como para trazer novas opções para o seu paladar. Sem contar que muitos suplementos alimentares, como a Chlorella, uma alga poderosa que é muito eficaz na desintoxicação do organismo (até mesmo contra a radioatividade!), estão aí para ajudar a gente!

Algumas substituições que eu tive que fazer:

  • Sai Activia, entra Naturis – iogurte de soja!
  • Sai a manteiga, a mussarela, o queijo minas e entra o tofu, o molho de tomate, o azeite de oliva extra virgem, os queijos de cabra!
  • Sai o leite e entra o leite de soja!
  • Sai o creme de leite e entra o creme de soja, o leite de côco … bem de vez em quando…
  • Sai o catupiry e entra … nada! Esse não dá pra substituir!

Por fim, recomendo que quem precisa lutar contra alergias à lactose se informe, conheça todas as alternativas. O meu guia principal é o site Sem Lactose – http://www.semlactose.com/ – que é fantástico, cheio de receitas e dicas muito bacanas! Eu assino a newsletter e adoro receber as novidades deles! Os celíacos (alérgicos a glúten) também contam com uma penca de recursos … mas como eu não sou celíaca, não conheço. Então leia, informe-se e abra a sua mente! Alérgico também pode!!

Palavrinha aos seguidores do Cajureba:

Este blog já está a poucos meses de completar um ano de existência e precisa de uma repaginada. O blog mudou a minha vida e ela continua mudando muito rapidamente e eu quero continuar compartilhando com vocês as minhas novidades. Estou aprendendo muita coisa, e acho que posso dar um up nisso aqui e dividir um pouco disso com vocês! Então estou reformulando o Cajureba, para que eu possa mantê-lo mais atualizado e mais presente nas vidas de vocês. Nos próximos meses os posts estarão mesmo esparsos, mas logo volto com tudo novo… aguardem e confiem!!

Anúncios

7 thoughts on “É mesmo o fim do mundo?

  1. Cajureba é imprescindível! Tudo bem mexer, mas não deixe muito esparço, não, valeu, Caju???

  2. Oi miga vc sabia q eu tb tenho alergia de leite mas no meu caso e so o Leite puro o que acontece comigo e q aparecem furunculos nos olhos yup nos olhos na adolescencia tive mais de 20 imagina ir pra escola assim um horror demorou muito ate q um medico descobriu q era o leite, eu posso tomar leite mas tem q ser o desnatado se numa semana por exemplo eu nao achar o desnatado e comprar o normal pronto meu olho ja comeca doer dai ja posso cortar leite total ate passar. Queijo eu posso comer mas nao demais duas ou tres vezes por semana nao tem problema mas todo dia nao rola.
    Agora meu sobrinho e como voce Lactose intolerant total nem bolo podia comer oh coitado.
    Adoro seu blog nao suma nao me sinto mais pertinho de voce assim 🙂

    Tb estou numa virada radical na minha dieta alimentar acho q e a idade chegando ne nos deixa mais conscientes do q e bom ou nao pro nosso corpo e alma.

    Bjs love you

    • Também acho… tem hora que o nosso corpo não responde mais como costumava responder às coisas! Veiêra… Não sabia amiga que você também tem alergia à lactose! Guria, toda vez que eu como algo que tenha lactose agora é muita dor, gases, desarranjos… ninguém merece! E isso, na verdade, tenho que agradecer, porque quer dizer que estou desintoxicada!!

  3. Oi negaaaaa…. q saudade dos posts Cajureba!!! Quanto tempo!!! =)

    Amei o conteúdo de apelo emocional… é realmente complicado mudar hábitos alimentares. Tenho uma amiga no trabalho que está passando por isso e teve que cortar queijo… problemas de pele. Já indiquei o post pra ela! =P

    Não vejo a hora de ver a cara nova do cajureba… bjossss :*****

  4. Mayra eu sou amiga de trabalho da Janayna e a minha médica me proibiu de comer um monte de coisa, queijo, molho de sala, shoyo que eu adoro, mas assim como vc qdo como já sinto em alguns dias a minha pele querer pipocar da alergia, aff!!!! Ninguém merece :(, mas assim como vc já estou sentindo um resultado bastante positivo na minha pele por ter cortado essas coisas.
    bjos! E se der visita o meu blog o Percepções http://www.babicmello.blogspot.com

    • Oi Babi!! Eu já conheço o seu trabalho! A irma já me passou para mostrar o jornal mural de vocês! Aguenta firme! Se você mudar a alimentação de verdade vai perceber a diferença que faz se conhecer melhor. Saber os limites do seu corpo, ver o resultado das escorregadas! Eu me sinto ótima, e sei que tudo o que eu coloco pra dentro tem uma consequência! Que tipo de alergia você tem? É dermatite? Eu tinha isto: dermatite atópica. Era só corticóide, guria! Mas graças a Deus e à minha terapeuta, que me deu os toques, há mais de um ano não uso nem pomada, nem comprimido… nada mais dessas bobagens!!!

Deixe um comentário

Required fields are marked *.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The Phd Mama

A Parenting & Multicultural Lifestyle Blog

Âncora Sandubar

Rio Tavares, Florianópolis, Brasil

Espaço Cardamomo

O Cardamomo é uma sementinha aromática muito utilizada na culinária indiana, que além de dar um sabor especial aos pratos doces, possui propriedades terapêuticas que auxiliam na digestão, aumenta ojas (imunidade) e favorece o rejuvenescimento, experimente!

palavras de magno

um portal de opiniao entrevistas contos e tudo que tiver direito

Papacapim

desmistificando a culinária vegetal

Funny for Nothing

The world as I see it

It Girls Go Bad

Be "It" Darling!

Diariamente....

Todo dia uma mensagem para a Vida!

Flor e chá

Moda inclusiva, acessível e inspiradora

Paredes Móveis

Coisas do Cotidiano

Illustrated Bites

an illustrated food blog

Portfólio

Uma coleção de trabalhos jornalísticos

Finger, Fork & Knife

I'm Kate and Finger, Fork and Knife is where I record the recipes that excite, nourish and inspire me. I focus on wholesome, high-nutrition, home-cooked food - recipes that satisfy and delight. Welcome!

veggiezest

Vegan & Vegetarian recipes from around the world

%d blogueiros gostam disto: