outubro 18, 2010
Mayra Caju Warren

4 comments

A Macrobiótica e Você

Macrobiótica tá na moda. Isso é fato. As atrizes, estrelas da TV, modelettes estão adotando a macrobiótica e divulgando aos quatro ventos. Eu só comecei a prestar atenção nisso quando procurei ajuda. E o meu ano de 2010 foi praticamente uma revolução, graças ao que ensina a Macrobiótica!

Macrobiótica: teoria e prática de promoção de longevidade e bem estar, principalmente pela adoção de uma dieta focada principalmente em grãos integrais e alimentos naturais da região onde se vive.

Vou focar em dois pilares principais no post de hoje: alimentação e qualidade de vida.

Alimentação

Olhe bem para a imagem abaixo:

Esta é a pirâmide de Michio Kushi, pai da Macrobiótica moderna. Repare que os cereais estão na base, são os alimentos fundamentais. Isso eu achei ótimo, fácil de fazer. O foco está na obtenção de fibras, para ajudar o intestino, e de alimentos naturais. Você não vê muita coisa industrializada nessa pirâmide, né? É porque os processos de industrialização dos alimentos geralmente faz com que eles percam boa parte do valor nutritivo.

Então, aos poucos, você começa a naturalmente considerar a pirâmide no seu dia a dia. E a vontade de comer açúcar diminui, a necessidade de comer carne vermelha também. Mas não pode um churrasquinho? Pode, claro! Mas com moderação. Essa, aliás, é a palavra-chave. Sem radicalismo. Eu pratico o 70-30. Tento fazer tudo certinho 70% do tempo e me dou 30% para errar. E assim os erros não pesam tanto na consciência.

Para quem ainda não conhece, os três passos para reeducação alimentar bolados pela Anew são ótimos. É lá que eu me inspiro, inclusive para o próximo tópico!

Qualidade de Vida

Qualidade de Vida para o Bóris

Esse quesito varia de pessoa para pessoa. Mas acho que todos devem concordar que ter qualidade de vida é o mesmo que sentir-se feliz. E isso para você pode ser tomar uma taça de vinho por dia, ou morar perto do mar, ou poder usar seu tempo para o seu lazer.

O mais importante é estar feliz consigo mesmo. E isso é mais simples que seguir a pirâmide do Seu Kushi. É só fazer o seguinte:

  1. Lembrar-se que sua passagem pela vida é transitória, por isso, tente ser otimista e preocupar-se menos. Nada dura para sempre.
  2. Lembrar-se de sorrir e tratar as pessoas como você quer que elas te tratem.
  3. Exercitar-se: caminhar, correr, andar de bicicleta, estar em contato com a natureza.
  4. Comer bem, dormir bem e respirar bem. Sempre pensando que essas três coisas são maravilhosas!

Pronto. Só isso basta! No meu processo de mudança, estou descobrindo aos poucos que consigo elencar as coisas mais importantes e me apegar a elas.

Continuo aprendendo, acho que nunca posso me considerar totalmente pronta. E nem você! Então pare, avalie e tome a decisão que vai mudar a sua vida!

Boa semana!

Anúncios

4 thoughts on “A Macrobiótica e Você

  1. Nossa, eu estou aprendendo tanta coisa com o blog cajureba… heheheh 😉 Parabéns írma… você é maravilhosa e está fazendo, como não deixaria de ser, um trabalho maravilhoso! Bjosss :***

  2. PS: Saudades do meu sobrinhooooo Boris!!! 🙂

  3. Nuuu, da-lhe cajuuuuuuuuuuuuuuuuu

  4. Nossa,que blog perfeito!Também estou tentando me desenvolver no estilo de vida natureba.Há algum melhor?Duvido.Tava fazendo uma pesquisa sobre o Michio Kushi e achei o seu blog.Já irei colocar nos meu favoritos!Depois visita o meu e diz a sua opinião sobre a minha reeducação alimentar!Beijos,querida!Prazer conhecer o seu blog!

Deixe um comentário

Required fields are marked *.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The Phd Mama

A Parenting & Multicultural Lifestyle Blog

Âncora Sandubar

Rio Tavares, Florianópolis, Brasil

Espaço Cardamomo

O Cardamomo é uma sementinha aromática muito utilizada na culinária indiana, que além de dar um sabor especial aos pratos doces, possui propriedades terapêuticas que auxiliam na digestão, aumenta ojas (imunidade) e favorece o rejuvenescimento, experimente!

palavras de magno

um portal de opiniao entrevistas contos e tudo que tiver direito

Papacapim

desmistificando a culinária vegetal

Funny for Nothing

The world as I see it

It Girls Go Bad

Be "It" Darling!

Diariamente....

Todo dia uma mensagem para a Vida!

Flor e chá

Moda inclusiva, acessível e inspiradora

Paredes Móveis

Coisas do Cotidiano

Illustrated Bites

an illustrated food blog

Portfólio

Uma coleção de trabalhos jornalísticos

Finger, Fork & Knife

I'm Kate and Finger, Fork and Knife is where I record the recipes that excite, nourish and inspire me. I focus on wholesome, high-nutrition, home-cooked food - recipes that satisfy and delight. Welcome!

veggiezest

Vegan & Vegetarian recipes from around the world

%d blogueiros gostam disto: